O que Dizem sobre a TCP
O campo acadêmico da terapia cognitivo-comportamental (TCC) precisa desesperadamente de mais pesquisa a respeito da identificação, avaliação e modificação das crenças nucleares. Além disso, os clínicos que utilizam a TCC na prática freqüentemente acham que há muito mais estratégias concretas para lidar com os pensamentos automáticos ligados a situações do que com as crenças nucleares de longa duração. A Terapia Cognitiva Processual (TCP) alcança ambos os objetivos por ser uma abordagem desenvolvida de forma sistemática com base na teoria cognitiva e avaliada cientificamente. Além disso, proporciona ao clínico um instrumento concreto para trabalhar com as crenças nucleares na sessão. É raro encontrar uma mistura tão equilibrada contendo avanço da teoria, escrutínio científico de um novo método e aplicação prática.
Amy Wenzel Psicóloga Clínica, Universidade da Pensilvânia
Conhecer a TCP foi uma grande oportunidade em minha carreira como terapeuta cognitiva. Ela possibilita fazer a conceituação do paciente de maneira objetiva e muito fácil de ser compartilhada. Além disso, permite trabalhar os três níveis cognitivos de forma eficaz e chegar a resultados mais rapidamente. A utilização da TCP levou a uma nova fase em meus atendimentos clínicos, tanto para mim como para meus pacientes. Parabéns, Dr. Irismar, pela brilhante terapia!
Camila Seixas Psicóloga, Doutora
Para mim, foi muito valioso participar do treinamento em Terapia Cognitiva Processual, realizado pelo Professor Irismar em Salvador. Desde então, venho utilizando a TCP em minha prática clínica e observando que ela traz muitas contribuições importantes. O fato de o paciente participar muito mais ativamente de todas as sessões, a verificação de que a conceituação é mais facilmente construída e compartilhada com o paciente, e a forma como as técnicas são utilizadas, de maneira lógica e encadeada, vem me trazendo muita satisfação na utilização da TCP no consultório. Acho a TCP genial!
Cristina Linhares Psicóloga, Escola Bahiana de Medicina